,

O medo de tentar (ou fracassar)!

Você já sentiu a empolgação de iniciar um novo projeto, tirar uma ideia do papel ou começar algo novo e pouco tempo depois parece que o pico de empolgação foi por água abaixo?! Me dei conta que isso vinha acontecendo constantemente comigo, logo eu que sempre fui apoiadora do “Arriscar sem medo” de dar o primeiro passo mesmo sem todas as certezas, me vi adiando vontades por simplesmente um aprisionamento da mente em expectativas que não sabia se seriam atendidas. Cansada do incômodo que isso estava me trazendo, decidir ignorar os arrependimentos e começar, gradualmente, reviver o entusiasmo de TENTAR.

Em 2018 conheci diversos trabalhos do mundo da pintura em aquarela, e aquilo era incrível, coisa linda de se vê, só conseguia pensar que os artistas por trás daquelas belas obras tinham uma criatividade fascinante e que se eu tentasse jamais, faria algo tão belo, sem ao menos me dar a chance para isso. Depois de certo tempo encontrei oportunidades de fazer oficinas para aprender a técnica e mesmo com muita vontade, posterguei por anos esse primeiro passo.

Então, no início de janeiro de 2023 vi o anúncio de uma nova oficina que aconteceria em minha cidade, e foi o estalo na mente que precisava para transformar uma VONTADE em REALIZAÇÃO. Me dei a oportunidade de experimentar algo que já queria antes.

Foram 3 horas de aula, aprendendo o básico de cada etapa e passeando pelo mundo de cores, foi fantástico observar como a água se fundia com o pigmento, que cada pincelada é única, que temos controle até certo ponto e cada efeito obtido é consequência da simplicidade do movimento e a leveza do processo criativo.

Em meio a tintas, pincéis e água conseguia refletir, o quanto é importante entender que tudo são processos e tempo, que o primeiro passo para qualquer coisa precisa ser dado e que não vai ser perfeito e NEM PRECISA SER PERFEITO, não tem regras, foi uma tarde feliz, principalmente feliz com a oportunidade que eu me dei de tentar!!!

Consigo sentir que o aprendizado que tirei dessas 3 horas em uma tarde de sábado foi muito sobre valentia e audácia de encarar sentimentos que me seguravam e que assim eu leve esse jeito de agir para outros espaços da minha vida, me permitir sentir o frio na barriga pelas coisas mais simples mesmo sem a certeza de tudo, afinal, apenas COMEÇAR.

Compartilho esse momento aqui e espero que de alguma maneira tenha te inspirado a ter coragem de começar ou retomar algo que seja muito especial para você, orgulhe-se dos pequenos começos, confie em si.

Um Beijo,

 

2 respostas para “O medo de tentar (ou fracassar)!”

  1. Avatar de Emi

    É horrível!!! Mas é bom!! hahahahaha também to tentando praticar mais aquarela, mas pinto 1/10 do que deveria porque é muito dificil sair dessa inércia de ficar só vendo o trabalho bonito dos outros e realmente molhar o papel e me arriscar a ver que nao sei o que to fazendo, errar e etc. Infelizmente só aprendemos assim, então tem que tentar!
    meu marido fez um negócio parecido recentemente e se comprometeu a “perder mil jogos de xadrez”, porque sempre quis aprender a jogar mas tinha medo. achei suas pinturas muito lindas!!!
    :**

    1. Avatar de raqs.lira

      Isso mesmo, por muitas vezes deixamos de aprender algo ou ter experiências que podem ser incríveis simplesmente por medo de dar o primeiro passo, e o fato de medir nosso progresso com a régua de outra pessoa que já tem bagagem e pratica em um determinado assunto acaba que por muitas vezes desencorajando-nos mas a vida é isso, errar e aprender!

      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *